1. Coloque a segurança em primeiro lugar
Treinamento e conscientização. Essas são as prioridades para todo e qualquer profissional que visita à edificação, independentemente do tempo de permanência no local ou da função exercida.
As pessoas envolvidas devem receber orientações concisas e transparentes sobre a adoção de rotinas seguras, práticas adequadas, operação de maquinário, equipamentos obrigatórios e procedimentos em situações de emergência.
Estas são ações que exigem planejamento para garantir resultados eficientes. Tire as dúvidas dos envolvidos, mantenha-se atualizado sobre alterações em diretrizes e leis. Também é importante oferecer capacitações periódicas, criar um canal de comunicação aberto e facilitar a troca de informações.
2. Garanta o uso de EPIs e EPCs
Muitos trabalhos feitos na construção civil oferecem ameaças aos profissionais. Por isso, o uso de EPIs e EPCs é obrigatório para garantir a segurança no canteiro de obras.
Portanto, disponibilize equipamentos de proteção em perfeito estado para os colaboradores contratados e terceirizados. A informação sobre o uso correto desses materiais, bem como um documento que ateste o seu recebimento, são etapas que não podem ser esquecidas.
Mantenha, ainda, estoques sobressalentes dos principais itens. Especialmente, aqueles que podem apresentar quebras, avarias ou perdas com maior frequência.
3. Siga as normas regulamentadoras
Existe uma infinidade de diretrizes e normas técnicas que jamais podem ser ignoradas na rotina do setor. Segundo o Guia de Gestão para Segurança nos Canteiros de Obras, desenvolvido pela CBIC, as que mais exigem atenção são:
NR 01: Disposições Gerais
NR 04: Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
NR 05: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
NR 06: Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
NR 07: Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional
NR 09: Programas de Prevenção de Riscos Ambientais
NR 10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
NR 12: Máquinas e Equipamentos
NR 13: Caldeiras e Vasos de Pressão
NR 15: Atividades e Operações Insalubres
NR 17: Ergonomia
NR 18: Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
NR 21: Trabalho a Céu Aberto
NR 23: Proteção Contra Incêndios
NR 24: Condições Sanitárias e de Conforto.
NR 26: Sinalização de Segurança
NR 35: Trabalho em Altura
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)
Corpo de Bombeiros
Código de Obras
FONTE: Dicas para garantir a segurança no canteiro de obras. Mobus Construção, 2023. Disponível em: https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/seguranca-no-canteiro-de-obras/. Acesso em 23 de janeiro de 2023